Conheça nossa história
Em 1965, pessoas da comunidade uberlandense, lideradas por D. Antonieta Silva, preocupadas com a falta de atendimento para a pessoa com deficiência, iniciaram um trabalho conjunto visando à fundação de uma instituição que abraçasse tal responsabilidade, fundando assim a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Uberlândia, com objetivo de trabalhar em prol dos direitos da pessoa com deficiência.
Após várias reuniões para discussões, em 12 de outubro de 1965, realizou-se a 1.ª reunião da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Uberlândia, com objetivo de eleger sua 1.ª Diretoria, a qual foi presidida por D. Antonieta Silva, então candidata a presidente, fato que se confirmou ao final da reunião. Por 10 anos, a APAE Uberlândia realizou um trabalho de base, pesquisando a real situação da pessoa com deficiência na comunidade e fazendo divulgação da própria associação para fortalecimento e posterior atuação.
Em março de 1973, foi iniciado o atendimento efetivo da pessoa com deficiência, pela APAE Uberlândia, quando a diretoria tomou conhecimento que a Escola Municipal Helena Antipoff (única escola a prestar atendimento nesta área), estava na eminência de ser fechada pelo prefeito da época.
A Diretoria da APAE, após vários contatos com o atual prefeito, recebeu a proposta de passar a gerir a escola e para isso receberia um subsídio e profissionais seriam cedidos para ajudar na manutenção da escola, e em contrapartida, a APAE assumiria a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho.
Aceita a proposta pela Diretoria da APAE, a partir deste momento a escola teria excluído o designativo “Municipal” passando agora a denominar-se Escola Helena Antipoff. Em 1972, a Diretoria da APAE, preocupada em ter uma sede própria, através de seu Presidente, Sr. Carlos Hugo Bertolucci, conseguiu junto ao Governador de Minas Gerais, Dr. Rondon Pacheco, a doação de um terreno situado a Rua Tiradentes, 485.
Em 1974, a Presidente da APAE Sra. Pérola Núbia Piva Pacheco, conseguiu a verba necessária para a construção da sede da APAE Uberlândia, através do então Governador do Estado de Minas Gerais, Dr. Rondon Pacheco, e a referida sede foi inaugurada em 02 de março de 1975.
Veja também a nossa trajetória
Ao longo de seus 56 anos, a APAE Uberlândia conseguiu avanços notáveis, tanto na melhoria de sua estrutura física, quanto na ampliação e aprimoramento dos serviços prestados nas áreas da saúde, assistência social e educação. Atualmente funciona na rua João de Barro, 396 – Cidade Jardim. A construção desta nova sede deve-se à doação de um terreno (10.000 m pela Oesteval Empreendimentos Imobiliários Ltda e Cidade Jardim Sociedade Imobiliária Ltda), na pessoa do uberlandense Dr. Aldorando Dias de Souza, através de trabalho liderado pelo então Presidente da APAE, Dr. Laerte Alvarenga de Figueiredo. A construção da nova sede teve início graças ao projeto aprovado junto a Fundação Banco do Brasil e doações recebidas de diversos seguimentos.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE é resultado do fortalecimento de seus associados e da credibilidade perante a comunidade uberlandense, onde mantém um bom relacionamento com o poder publico e demais pessoas da comunidade, recebendo apoio financeiro para dar continuidade as suas atividades e contando efetivamente com a participação de membros voluntários da sociedade civil na composição de suas diretorias e nas ações desenvolvidas. Os recursos para manutenção provêm de convênios Municipais, Estaduais e Federais, bem como contribuição da comunidade através do Tele APAE.